quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Qual o verdadeiro sentido de servir?

Muitas pessoas acabam nos perguntando o porquê de nos doar a cada dia à obra de Deus. Bom, esta pergunta cabe a cada um de nós respondermos, mas acredito que o único e verdadeiro sentido de servir é servir por amor, esse é o único motivo: o AMOR! Deus nos ama incondicionalmente e não pede nada em troca.

Mas se você me perguntar: “Como devo servir?”, bom, ainda estou na caminhada atrás desta resposta, mas devemos servir a cada dia, cada minuto, dando verdadeiramente o nosso testemunho, assim como o nosso Santo Padre o Papa Francisco faz, ele nos dá o testemunho de amor a Deus através de sua humildade e simplicidade, é algo tão simples mas ao mesmo tempo tão verdadeiro.


O servir a Deus é uma verdadeira riqueza, pois Deus escolhe os piores para essa missão, assim como ele me escolheu e escolheu você. Como nosso Santo Papa Francisco fala: "As verdadeiras riquezas não estão nas coisas, mas no coração". Riquezas essas que Deus nos ensina a ver com o coração a viver as coisas mais simples da vida e saber que tudo o que vivemos até mesmo as dificuldades tem um propósito.

Para servir a Deus, não é preciso grandes feitos. Servir a Deus é servir nas pequenas coisas, um sorriso a um irmão, ou até mesmo um minuto de atenção... Servir a Deus é servir com o coração sem esperar nada em troca. Um dos caminhos mais bonitos de amar a Deus é amando o próximo. 

Como já disse, Deus quer que sejamos servos humildes e não servos de aparência. Mas o que é servo de aparência? Servo de aparência é aquele que faz as coisas para aparecer para as outras pessoas e não para servir a Deus, ele faz para fazer bonito para si mesmo e para outras pessoas o verem. Muitos ainda não entenderam que servir não é apenas estar em cima de um palco tocando porque sabe toca, servir envolve todo um sentimento todo um carinho e um zelo por aquilo que é de Deus, pois quando estamos servindo, somos um canal da graça, somos um verdadeiro instrumento nas mãos de Deus, e como todos os instrumentos devemos ser tocados, e não o tocá-los.

Seja humilde no seu servir e sirva sempre por amor.


Gustavo Krepski
Grupo Água Viva – Mandaguari
Comissão de Convivência Fraterna

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Comunicar é um ato de Amor...

"Ninguém ama aquilo que não conhece", já dizia um sábio. Somos bombardeados por milhares de informações o tempo todo e repassamos muitas delas, mas muitas vezes esquecemos de levar Deus de formas mais simples e eficazes: por meio de um olhar, um sorriso, um agradecimento sincero àquele desconhecido que, mesmo na correria, te deixou ir primeiro...
Quem teve a oportunidade de estar na JMJ este ano recebeu no "kit peregrino" um livro chamado "Discipulus". Um de seus capítulos diz que Jesus foi "o meio de comunicação que Deus Pai escolheu para nos transmitir a Sua vida. (p. 42). E completa:

"Jesus, o grande comunicador da vida divina, convida você a entrar nessa rede de comunicação. Primeiro concretizando em seus gestos e palavras, em sua maneira de pensar e agir, o amor do Pai, seu interesse pelo bem da vida humana, pela felicidade de cada um, por uma civilização de amor, justiça e paz." (p. 42 e 43).


Nossa vida tem que falar mais do que nossas palavras. Nossos gestos tem que comunicar o Amor que recebemos dEle para que outros conheçam e também O amem.
É importante perceber que esse Amor precisa ser comunicado a todos e não só àqueles que pensamos estar longe de Deus. O que quero dizer com isso? Muitas vezes nos preocupamos apenas com as pessoas que estão fora da Igreja e não percebemos que os que caminham conosco estão se sentindo fracos e sozinhos.


Precisamos cuidar mais dos nossos irmãos, conhecê-los, saber de suas dificuldades e necessidades. E por que não citar a Mãe do Amor? "A mãe de Jesus disse-Lhe: 'Eles já não têm vinho.'" (João 2, 3). Maria percebeu a necessidade daquelas pessoas, percebeu porque estava próxima, porque sabe cuidar daqueles que Lhe são confiados. Ela não foi reclamar com os noivos e muito menos falou mal pelas costas, Ela foi 'direto à fonte': comunicou a Deus Filho, confiou nEle e o milagre aconteceu.
Que a exemplo de Nossa Senhora, possamos também cuidar dos nossos irmãos e comunicar a chama do Amor que recebemos, mesmo porque "uma vela não perde nada por acender outra vela..."

Deus os abençoe! Salve Maria!
Érica Fernanda Ortega
Ministério de Comunicação Social e
Comissão de Comunicação do Ministério Jovem


P.S.: Agradecimentos especiais ao Fabinho (seminarista) pela pregação que confirmou grande parte desde texto já escrito.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Você tem um problema, Deus tem uma solução - Espere n’Ele

A todo o momento nos pegamos suplicando as Graças de Deus. Muitas coisas na nossa vida nos fazem querer tudo pra já, tudo na hora. Por exemplo, quando chegamos num banco e vemos aquela fila, tudo o que mais queremos é que aquela fila acabe de alguma forma, quando pedimos um lanche e estamos com aquela fome, o maior desejo é que o lanche saia rápido...
Na nossa vida com Deus, algumas vezes também tem sido assim, temos desejado as coisas pra já, e acabamos nos esquecendo de que talvez aquilo que mais queremos não seja da vontade de Deus naquele momento, e quando isso acontece... Acabamos nos cansando, esquecendo que “Tudo tem seu tempo, há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu.” (Ecle 3, 1)

Precisamos ter a consciência de que a vontade de Deus é o que basta para nós. Pedir sim, estamos no caminho certo, mas é necessária essa confiança plena em Deus, ou seja, confiar cegamente n’Aquele que tem muito mais para nós do que sonhamos e pedimos. Não podemos nos esquecer de que Deus tem olhado para o fundo do nosso coração, e sabe o que é mais importante para cada momento.

Muitas vezes não enxergamos as coisas boas que Deus tem nos dado. O tempo passa, e está passando bem depressa por sinal, e ficamos nos questionando sempre se é isso mesmo, se estamos no caminho certo, e acabamos nos esquecendo do que de bom Deus tem feito em nossas vidas. A espera vai muito mais além do que simplesmente ficar parado, deixando as coisas passarem e esquecendo de nossos sonhos e projetos. Deus tem falado tanto conosco, mas não temos nos atentado ao que Ele tem nos mostrado, aí quando acontece algo de bom, parece normal, mas não é, é Deus quem faz, e pela nossa distração não percebemos.

“Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração Ele atenderá.” (Salmo 36) É preciso esperar no Senhor, ter a nossa confiança inteira n’Ele. Muito mais do que a Graça de Deus propriamente dita, é o caminho que nos leva a ela que precisamos entender. Ele espera muito de nós, do mesmo jeito que sempre esperamos d’Ele.
O nosso Papa Francisco nos ensinou muito bem. "Gostaria de chamar a atenção para três simples posturas: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; e viver na alegria." (Papa Francisco)

Lucas Brendow Toledo
Grupo de Oração Nova Aliança – Marialva

Comissão Convivência Fraterna