terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

BOTE FÉ, pois a salvação é para todos nós


Olá irmãos, a Paz de Jesus e o Amor de Maria!!
                Quero partilhar com vocês sobre o marco da minha conversão, o momento que eu disse verdadeiramente meu sim para Jesus. No Retiro de Carnaval de 2007, organizado pelo Ministério Jovem da RCC Maringá, sinceramente num lembro o tema daquele encontro, mas me lembro perfeitamente o que me aconteceu e a palavra que passou a me direcionar – “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).
                A cruz, o sofrimento que Jesus sofreu no alto do calvário, encenado através de um teatro nesse encontro, me quebrou ao meio, revirou minha cabeça e o meu coração e tive a certeza de que Ele sempre esteve ao meu lado, num importando do que me acontecesse e da forma que eu fosse, mas que era a hora de me converter, mudar de rumo, tomar novas atitudes.
                Desde então, na minha vida familiar, sentimental, profissional, missionária, espiritual, em tudo, tudo, tento me lembrar que minhas dificuldades de viver aquilo que afirmei em 2007, são uma cruz a mim, mas que os sofrimentos que Jesus passou foram muito maiores e que Ele nunca deixaria de estar ao meu lado. Mas com o tempo, sabemos que coisas nos acontecem, talvez por ativismo ou por preocupações exacerbadas, nos deixando de relembrar aquilo que nos fez converter, mudar de vida, mas Deus nunca esquece.
                No fim de 2012, a missão Jesus no Litoral do Paraná, estava completando sua 10ª edição e esta foi o 6º JNL que tive a graça de participar . Como presente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) permitiu, que por 3 dias, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, estivessem conosco na celebração solene que foi organizada para esta data especial. A partir do momento que a aquela cruz, de 3,80m de altura, adentrou naquele ginásio de esportes, em Matinhos, me veio ao coração, instantaneamente, aqueles dias que eu disse sim, lá naquele retiro de carnaval.
               
 Pra mim foi uma grande emoção em estar em contato com essa cruz, que há quase 30 anos percorre o mundo, que passou pelas mãos de milhões de jovens de todas as raças. Mas o que mais me importou e me emocionou, foi a mística envolvida naquele símbolo, a da salvação da minha vida, da morte de Cristo em meu resgate. Tive ainda a honra de passar um bom tempo aos pés desta Cruz, na capela no alojamento dos missionários do JNL. Ali, pude reafirmar o meu sim à Cristo!
           Mas irmão, essa minha partilha tem um objetivo maior. Não sei qual foi o seu chamado, quando você viveu o seu primeiro amor, mas eu tenho certeza de que nós, católicos, temos um amor infinitamente grande pela Cruz, sinal de salvação e por Nossa Senhora, mãe e Rainha nossa. Por isso, quero te convidar, não como Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, mas como um jovem católico em experimentar o significado do que são esses símbolos.
                
Nos dias 09 à 11 de fevereiro de 2013, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora da JMJ estarão em nossa diocese e o Setor Juventude de Maringá, que representa os diversos movimentos juvenis de nossa Igreja, preparou com muito carinho uma vasta programação com momentos de oração, Santas Missas, peregrinações, via-sacra, atos públicos, entre tantos outros, para vivermos a nossa fé e mostrarmos um pouco dela aos maringaenses.
Jovem da RCC, participe desses momentos, junto com sua família, seu grupo de oração, sua paróquia, com outros jovens da diocese. Não deixemos perder essa oportunidade única. Eu estarei lá e quero te ver lá também!

Fiquem com Deus. SALVE MARIA

FERNANDO PASCHOAL CIRIACO
Núcleo Diocesano do Ministério Jovem Maringá
G. O. Jovens Anjos de Deus - JAD