quinta-feira, 7 de março de 2013

Quaresma: Tempo de Mudança!

E ae, Sentinelas da manhã, hoje vamos falar um pouco sobre esse tempo que estamos vivendo em nossa Igreja, que se iniciou na Quarta-feira de Cinzas e se estende até o Domingo de Ramos, o tempo da Quaresma.

Tem uma música da banda Dom, que se chama “Seu amor é demais”, e em um trecho diz assim:

Sei que o seu coração dói
Sei que o mundo lhe destrói
Não, não se entregue assim, irmão
Vale a pena viver,
Nova vida viver 

Vem, deixe tudo para trás
Sim, nova vida você vai ganhar
Se a Jesus se entregar
Vale a pena tentar,
Vem experimentar!... 


Estamos em um tempo propício para essa mudança de vida, para essa conversão. É hora de olharmos para nós e vermos o que precisa ser mudado, ver o que está nos afastando de Deus e retirar da nossa vida. 



Esses dias fui dar uma limpada nas 
gavetas do meu quarto e no meu guarda roupa, e tirei muitas coisas velhas que já não tinham utilidade nenhuma pra mim, e que estavam apenas tomando espaço, e assim acontece com os vício e os pecados que deixamos em nossa vida, eles acabam ocupando o espaço que é de Deus. 

Hoje o Senhor te convida a começar essa limpeza em seu coração e para isso não é necessário detergente, nem sabão em pó, mas as ferramentas que o Senhor te dá são: Eucaristia, Oração, Confissão, Leitura da palavra de Deus, Santo terço e o Jejum. Essas são as PRÁTICAS ESPIRITUAIS, que com certeza te ajudará nesse processo de conversão! 

Como diz a música lá do começo: “VALE A PENA TENTAR”, então não perca tempo! Para te ajudar, vou escrever na prática como você pode estar vivendo cada uma dessas práticas: 
Eucaristia: Nosso Deus nos ama tanto que não se contentou em estar perto de nós, mas quis estar dentro de nós na Santa Eucaristia, então faça o possível para ir à Santa Missa todos os dias ou o máximo de vezes que você conseguir durante a semana. 

Oração: Santo Agostinho no diz: “Vive bem, quem reza bem”, esteja em oração no seu grupo de oração e na Santa Missa, mas a oração pessoal é essencial, então reserve um tempo do seu dia, para estar a sós com Deus.


Confissão: “Aja com humildade e confesse-se com assiduidade” Padre Pio. Procure a confissão sempre que precisar, mas não faça dela uma desculpa para pecar.

Palavra de Deus: Faça a leitura orante da bíblia se possível todos os dias e viva o que lá estiver escrito, “Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a observam” Lucas 11, 28

Santo terço: Temos Maria como mãe, e o terço é uma oração poderosa, pois Nossa Senhora é nossa intercessora: reze-o todos os dias.

Jejum: O jejum nos ajuda muito a lutar contra nossos impulsos para o pecado, pode ser de alguma refeição ou de algo que você goste de fazer.

Amigo Sentinela, vamos nos comprometer juntos em estar mais próximo de Deus nessa Quaresma; vivendo essas práticas espirituais é uma ótima forma de fazer isso!

AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO!!! 
Paulo Gustavo 
Núcleo Diocesano do MJ 
Comissão Aqui tem jovem 
G.O. Cristo Vive