quinta-feira, 23 de maio de 2013

O chamado à Santidade

Somos chamados, por Deus, a viver a santidade, e a palavra santo pode ser entendida como sadio, aquilo que é saudável, ou seja, Deus, como um Pai, quer que nós sejamos sadios no corpo e na alma e, para isso, precisamos fazer a nossa parte que é evitar o pecado. Como afirma a música “Quero ser de Deus”, Ele tem uma vida de graça e vitória para nós, no entanto nem sempre temos isso em mente e, muitas vezes, nos deparamos com situações difíceis, nas quais não conseguimos enxergar a graça e a vitória que Deus nos promete. 

E por que isso acontece? Uma resposta bem simplista a essa pergunta é: o pecado nos impede de viver a graça, mas se fizermos uma análise mais profunda observaremos que não é somente o pecado que nos impede de ter acesso a essa vida de graça e vitória.

Além do pecado, temos que perceber que nossos problemas, sofrimentos e as comparações que fazemos com os outros, tudo isso pode nos tirar a visão daquilo que Deus tem reservado para nós e isso acontece por meio do desânimo e da falta de esperança que vai entrando em nosso coração diante das dificuldades. Há um jeito, porém, de não perder de vista as promessas de Deus, mesmo quando tudo ao nosso redor está dando errado, e esse jeito é o Espírito Santo. Para confirmar isso, basta lembrarmos os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, e os seus frutos: caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade. 

Agora sim, com o auxílio Divino, entendemos como podemos viver em meio a tantas tribulações sem deixarmos de ter confiança nas promessas de Deus e sem deixarmos de ser santos.

Tratando agora do pecado, este nos impede de entender que Deus tem uma vida de graça e vitória para nós porque ele nos engana. Veja bem, o que é pecar? Pecar é errar o alvo. Como todas as pessoas anseiam por felicidade, o pecado se mostra, de início, divertido e prazeroso, escondendo sua verdadeira face e, assim, o que, no começo, era prazer e “alegria” passa e, então, um vazio surge, o qual deve ser preenchido por Deus, mas se a pessoa não O encontrar, vai, novamente, tentar se preencher pelo pecado e, dessa forma, a situação se agrava e o vazio da alma aumenta.

Assim, se analisarmos as causas dos nossos sofrimentos, sejam eles quais forem, perceberemos que eles possuem sua raiz em algum pecado, seja nosso ou não, pois os efeitos do nosso pecado não estão restritos a nós, por exemplo, quando um marido trai sua esposa, ele causa sofrimento não somente a ela, mas a toda sua família.

A reflexão que fica para nós é: o que as nossas ações têm causado aos outros? Do mesmo modo que o nosso pecado atinge a outras pessoas causando-lhes sofrimento, quando atendemos o chamado à santidade também afetamos a vida dos que estão ao nosso redor levando a todos as bênçãos do Senhor, comunicando paz, alegria, esperança e força. Como o pregador Márcio Mendes disse certa vez, quando um homem de Deus chega a um lugar, o céu chega junto com ele. Vamos, então, aceitar esse convite do nosso bom Deus e deixar rastros de céu por passarmos.

Boa semana a todos!
Deus vos abençoe e Maria Santíssima interceda por vós!
Abraços, 
Jacqueline Minella
G.O. Raio de Luz
Comissão de Formação MJ.